domingo, 25 de dezembro de 2011

ESCOLHA UM TRAJE HONESTO.

Números 15 : 37 a 4137 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
38 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul.
39 E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do SENHOR, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo.
40 Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus.
41 Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para ser vosso Deus. Eu sou o SENHOR vosso Deus.

Amados,

Deus deu um mandamento específico, referente às vestes, aos filhos de Israel.

Era para que eles colocassem franjas e um cordão azulem suas roupas para se lembrarem dos mandamentos de Deus e de seu cumprimento.

As vestes do povo eram diferentes nesse detalhe e creio que quem os via, sabia o significado daqueles acréscimos nelas e pensavam: "...aquele ali é servo do Deus Altíssimo, pois a roupa dele é diferente... leva em si a lembrança dos mandamentos de Deus... "

É comum vermos irmãos e irmãs indo para suas igrejas ataviados em trajes que demonstram serem "crentes".

Mas qual seria a roupa de um crente? Não seria um traje honesto?
I Timóteo 2:9
9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto...

O que mais se vê hoje em dia são trajes "desonestos", principalmente nas mulheres, que tem maior variedade de modelos a sua disposição do que os homens.

O que importa é que o traje seja honesto, isto é, que não faça que os servos de Deus percam o respeito por si mesmos, por seu corpo que é o templo do Espírito Santo e pelo seu próximo que os vê.

Não é diferente com os homens, ainda que não se vê muito exagero neles.

Na televisão, por exemplo, se as mulheres não estiverem quase nuas não são valorizadas. Nas baladas, se as moças não estiverem com mini-roupas, são caretas; se um jovem não usar a calça quase caindo e mostrando a roupa íntima ou parte de seu corpo, fica fora dos "descolados"...

E a santidade de Deus em nós? Onde fica? Só no espírito? Só no coração?

Falamos tanto de coisas espirituais, contudo, essa santidade deve refletir também no templo de Deus, nosso corpo.

Não só nas vestes, também, no palavreado, no comportamento, nos sentimentos...

Como está escrito:
I Tessalonicenses 5:2323 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.

É importante dizer que os escribas e fariseus, já na época de Jesus, usavam as franjas bem largas, mas somente por aparência, e não por cumprirem os mandamentos do Senhor, como vemos em Mateus 23 : 1 ao 6. Não é isso que Deus quer ver em nós.

Andar reconhecidamente como servo do Deus Altíssimo nessa Terra, ataviado com um traje honesto, requer muita coragem para romper com a moda do mundo e com a pressão de ser igual à maioria.

E vale à pena ser diferente em meio a uma sociedade totalmente voltada para a carnalidade, em todos os sentidos dessa palavra.

Escolhamos trajes honestos para nosso corpo. E também para a alma. E também para o espírito.

A Paz!!!

Nenhum comentário: